terça-feira, 31 de julho de 2012

A caridade


A caridade
A caridade segundo Jesus, não se restringe somente a esmolas dadas mas toda a relação que temos com os nossos semelhantes, quer se trate de pessoas inferiores, iguais ou superiores a nós... aos olhos de Deus todos somos iguais e é isso que Jesus vem nos ensinar.. o amor
A caridade é o amor por excelência. O ser humano verdadeiramente bom procura elevar o outro, o inferior aos seus próprios olhos, diminuindo a distancia a diferença que existe entre ambos rotulados pelo mundo cruel e desumano....
Devemos amar os nossos inimigos, ou seja, aquelas pessoas que nos fazem o mal, sabemos que é muito difícil praticar este exercício do amor para com aqueles que nos faz chorar, fere o nosso coração os nossos sentimentos, mas devemos fazer a diferença, assim como fez Jesus por ele e para ele....
A pessoa boa, que compreende a caridade segundo os ensinamentos de Jesus ela vai ao encontro do desgraçado sem esperar que ele lhe estenda a mão....
Um serviço, um favor feito com toda delicadeza e amor tem um valor aos olhos de Deus indescritível, já aquele que faz  por ostentação apaga aos olhos de Deus o mérito.
Amai uns aos outros eis toda a lei divina contida nestas palavras... amai, sede caridosos não somente uma falsa caridade que leva a dar ao outro a esmola que friamente e como obrigação da ao outro que lhe estende a mão, mas ide ao encontro das misérias humanas, sede misericordioso para com os erros dos vossos semelhantes..
As pessoas não estão carentes somente do que é material, mas você pode doar o seu sorriso, o seu abraço, o seu ouvir os problemas do outro e tentar ajudar com suas palavras de conforto, o seu olhar de compaixão e misericórdia com a dor do outro, suas simples palavras de bom dia, boa tarde, boa noite pode encher a vida do outro de grande alegria, mas se o seu gesto for realmente puro e verdadeiro e não mecanicamente.
Quantas vezes somente um olhar que nos enxerga, que é voltado para nós como um olhar de Jesus é o que necessitamos para renovar as nossas forças e o nosso Esprito, uma simples palavra é o que precisamos para deixar nossa tristeza de lado.
Embora é exigido que a pessoa pratique a caridade material é também mais necessário que se pratique a caridade moral que é a que mais exige melhores condições ao Espirito.
A caridade moral não reclama, não se cansa, tudo entrega, entrega-se a si mesmo como Jesus fez em sua passagem aqui na nossa terra e tantos outros que seguiram o mesmo gesto de Jesus e marcaram seu nome na historia dos que tanto amaram os seus semelhantes como São Francisco de Assis que propagou o amor e a paz para o nosso mundo... e o que sua oração tanto nos tem a dizer:
Senhor fazei-me instrumento de vossa paz, onde houve ódio que eu leve o amor, primeiramente devo tirar do meu coração o sentimento do ódio senhor, eu quero ser mensageiro do bem e da paz, mas eu quero que a paz comece primeiramente no meu coração tão conturbado, tão em conflito com o que vejo do outro do mundo, eu quero senhor construir esse bem primeiro eu meu interior eu desejo senhor por isso estou te pedindo hoje, se eu não construir primeiro no meu coração o amor mesmo que eu pregue ao mundo o amor sem te-lo primeiro em mim eu estarei propagando a falsidade, porque este amor tem que passar por mim, tenho que sentir primeiro senhor e eu quero sentir o amor e ser propagador do amor neste mundo tão carente de amor verdadeiro.
Senhor onde houver ofensa que eu leve o perdão, Senhor eu sei que as ofensas são o inicio de todos os males, eu quero ter em mente e eliminar toda e qualquer ofensa que começar em mim ou que vir do outro para mim, eu quero eliminar, não quero deixar que a ofensa cresça no meu interior e nem ao meu redor, eu quero eliminar as ofensas causadoras de tantas males que há no mundo.
Senhor onde houver discórdia que eu leve a união, quero ser instrumento de paz e harmonia pois se que das discórdias se começam as guerras.
Senhor onde houver duvidas que eu leve a fé, a raça humana vive desacreditada, eu quero senhor espalhar a fé sobre toda a terra, fé em Deus que nos ama, que não nos desampara nunca, a fé e a posse antecipada daquilo que esperamos e que vem do amor de Deus.
Senhor onde houve erro que eu leve a verdade, não devemos viver uma vida dupla, com mentiras, enganações, temos que construir as nossas verdades, assumir as nossas realidades, que as minhas verdades nunca sejam falsas para que nunca acarretem duvidas e que eu pregue essa verdade com meus atos e palavras.
Senhor onde houver desespero que eu leve a esperança, sei que a esperança nos conduz a um reino de Paz e harmonia que existe no interior de cada um de nós, o desespero é fruto das condutas dos atos impensados, da vida desestabilizada mal administrada, eu quero ser possuidor da virtude da esperança onde quer que eu vá.
Senhor, onde houver tristeza que eu leve a alegria, sei Senhor que a vida alegre é uma vida sadia, e as vezes a tristeza vem e nos atinge sem que possamos evitar, causados por muitos acontecimentos físicos e espirituais, muitas vezes causada pelo outro outras vezes não podemos evitar, mas Senhor a tristeza não pode levar toda a nossa vida, devemos fazer com que a tristeza seja algo passageiro, e eu devo administrar e ajudar os outros a administrar este sentimento em seus corações, pois contigo tudo passa e a alegria retornará aos nossos corações na medida exata da nossa fé em ti.
Senhor onde houver trevas que eu leve a luz, devo meu Senhor levar a todos a tua luz, a luz que ilumina todas as trevas das nossas vidas.
Mestre fazei que eu procure mais consolar que ser consolado, Compreender que ser compreendido, amar que ser amado... Senhor que eu procure mais pensar no próximo do que em mim mesmo, que eu não seja egocêntrico, egoísta, porque sei que somente poderei ser um consolador dos corações humanos, quando eu na realidade puder compreender a dor e a necessidade do meu irmão e assim sendo amar o outro cada dia mais.
Pois é dando que se recebe, é perdoando que se é perdoado e é morrendo que se vive para a vida eterna.
Amem
Amados irmão, mesmo que escutemos sempre esta e outras mensagens sobre a caridade e o amor, a decisão é nossa, a conduta é nossa e o desejo de aplicar isso na nossas vidas é nossa, sei que mesmo que essa mensagem nos diga algo profundo, não nos assegura que vamos mudar a nossa conduta, é necessário que nós possamos decidir seguir o caminho do bem, do amor e da paz, nós precisamos nos auto construir para que a nossa vida seja melhor, para que o nosso mundo seja melhor.
A busca por novos rumos e pelo conhecimento constitui o verdadeiro objetivo a ser alcançado para uma vida melhor para um mundo melhor, a transformação do mundo começa por mim por você, decida-se. Seja construtor da Paz e do Amor assim como Jesus nos ensina e como São Francisco de Assis.
Desejamos um mundo melhor, desejamos alcançar a vida eterna, sonhamos com a paz, mas tudo começa em nós, lembre-se sempre disso. 

Por Missionária Andrea Ferreira

sexta-feira, 20 de julho de 2012

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Senhora Santana e São Joaquim

Senhora Santana e São Joaquim
Avós de Jesus
26 de Julho

Ana e seu marido Joaquim já estavam com idade avançada e ainda não tinham filhos. O que, para os judeus de sua época, era quase um desgosto e uma vergonha também. Os motivos são óbvios, pois os judeus esperavam a chegada do Messias, como previam as sagradas profecias. Assim, toda esposa judia esperava que dela nascesse o Salvador e, para tanto, ela tinha que dispor das condições para servir de veículo aos desígnios de Deus, se assim Ele o desejasse. Por isto a esterilidade causava sofrimento e vergonha e é nessa situação constrangedora que vamos encontrar o casal. Mas Ana e Joaquim não desistiram. Rezaram por muito e muito tempo até que, quando já estavam quase perdendo a esperança, Ana engravidou. Não se sabe muito sobre a vida deles, pois passaram a ser citados a partir do século II, pelos escritos apócrifos, que não são citados na Bíblia, porque se entende que não foram inspirados por Deus. E eles apenas revelam o nome dos pais da Virgem Maria, que seria a Mãe do Messias. No Evangelho, Jesus disse: "Dos frutos conhecereis a planta". Assim, não foram precisos outros elementos para descrever-lhes a santidade, senão pelo exemplo de santidade da filha Maria. Afinal, Deus não escolheria filhos sem princípios ou dignidade para fazer deles o instrumento de Sua ação. Maria ao nascer no dia 08 de setembro de um ano desconhecido, não só tirou dos ombros dos pais o peso de uma vida estéril, mas ainda recompensou-os pela fé, ao ser escolhida no futuro para ser a Mãe do Filho de Deus. A princípio apenas Santa Ana era comemorada e, mesmo assim, em dias diferentes no Ocidente e no Oriente. Em 25 de julho pelos gregos e no dia seguinte pelos latinos. A partir de 1584, também São Joaquim passou a ser cultuado, no dia 20 de março. Só em 1913 a Igreja, determinou que os avós de Jesus Cristo deviam ser celebrados juntos, no dia 26 de julho.


São Tomé



São Tomé 
 03 de Julho 


 Apostolo e mártir, mais conhecido como Tomé o Incrédulo e é um dos doze apóstolos e é citado nos 4 evangelhos embora o de São João é o mais detalhado nas epistolas envolvendo Tomé .Chamado por João Didymus, Grego para gêmeos, ele aparece em três momentos especiais. Primeiro quando se proclama pronto para morrer por Cristo ,dizendo no caminha para Bethany "Vamos morrer com ele"(João 11:16) Depois quando ele diz a Jesus: "Mestre nós não sabemos onde você está indo: como vamos saber o caminho?" E prontamente Jesus responde " Eu sou o caminho e a verdade e a vida. Ninguém chega ao Pai, exceto através de mim".Finalmente, Tomé duvida dos seus companheiros discípulos quando eles dizem que haviam visto Jesus ressuscitado: "Se eu não ver as marcas dos pregos nas suas mãos e não colocar o meu dedo nas chagas das mãos e minha mão em seu lado ,eu não acreditarei (Lu 20:25)". Mas ele grita "Meu Senhor e meu Deus" quando fica face a face com o Senhor.( Alguns estudiosos pensam que esta dúvida foi propositadamente sugerida por Deus, para que fosse possível alguém tocar nas chagas de Jesus, ficando assim sem a menor duvida, que Jesus havia ressuscitado. Este raciocínio ainda é confirmado, porque a frase "Vamos morrer com ele" foi dita quando os outros apóstolos não queriam que Jesus fosse ressuscitar Lázaro dos mortos e Tomé insistiu e foi o maior milagre de Jesus). São Gregório, o magno em uma de suas homilias diz claramente: " O que vocês pensam quando São Tomé não acreditou e Ele voltou para ser visto, ouvido, tocado e acreditado!? Uma maravilhosa Providencia Divina visto que Tomé era o único ausente e tudo foi arranjado por Ele para que Tomé fosse ser a maravilha da misericórdia Divina aos descrentes e Tomé ao tocar as feridas, curou a grande ferida da descrença.".

São Cristóvão


 São Cristóvão
25 de julho
(Padroeiro dos motoristas, dos viajantes e dos taxistas)


"Cristóvão" significa "aquele que carrega Cristo". São Cristóvão, protetor dos viajantes e dos motoristas. Martirizado no século três, possivelmente viveu na Síria. São Cristóvão é, também o padroeiro dos taxistas!
       De acordo com algumas das lendas, Cristóvão era um gigante materialista com manias de grandeza. Supondo que o rei a quem servia seria o maior do mundo, Cristóvão servia, sem saber, ao satanás, dentro da presteza; porém, o gigante vivia triste, mal-humorado e imundo!
       Através de um ermitão, o gigante descobriu o verdadeiro Rei. Informado, passou a fazer caridade para servir ao novo Senhor; Cristóvão trocou suas manias, e passou a servir seus semelhantes, pegando a nova causa com fé e garra, transformando-a em sua lei.
       No rio, passou a baldear as pessoas, vadeando-as com louvor. O gigante, agora limpo, passou a ter a alegria em seus semblantes! Numa noite, um menino chegou ao bom gigante e lhe pediu: "É possível tu me transportar para a outra margem do rio?"
       Cristóvão pegou o menino nos ombros e seguiu o seu roteiro. Só que, a cada passo dado, o menino lhe pesava cada vez mais; parecia ao gigante estar carregando o peso do mundo inteiro! Ao observar o espanto de São Cristóvão, o menino lhe falou: "Em teus ombros, levaste mais que o mundo inteiro. Tu carregaste o Senhor do Mundo. Eu sou Jesus, aquele a quem tu serves.”





Nossa Senhora do Carmo


Nossa Senhora do Carmo
16 de Julho

Ela é a Maria de Nazaré, que invocamos com o título de Nossa Senhora do Carmo.
Esta data quer recordar o dia em que São Simão Stock recebeu das mãos de Maria o escapulário, com a promessa de salvação.
Neste dia se comemora a Festa de Nossa Senhora do Carmo, ou do Monte Carmelo. A Ordem carmelitana considera seus fundadores o Profeta Santo Elias - que viveu no Monte Carmelo, na Terra Santa, e que séculos antes da vinda ao mundo de Nosso Senhor já vira sua Santa Mãe simbolizada numa nuvenzinha - e seu discípulo Santo Eliseu. O Escapulário de Nossa Senhora do Carmo, dado pela Santíssima Virgem a São Simão Stock no século XIII da Era Cristã, é ao mesmo tempo o privilégio maior e o sinal distintivo da espiritualidade carmelitana.
Deus manifesta-nos seu amor por meio da Mãe de seu filho Jesus.


quarta-feira, 11 de julho de 2012

Sem fé é impossivel agradar a Deus


Faith em inglês, Fide em Latim, Pistia em Grego… 

“Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem” (Hebreus 11:1).
Amados irmãos em Cristo, quando tudo parece perdido em nossas vidas, quanto tudo parece que está no fim, quando não temos mais forças para lutar ou para vencer a provação o obstaculo, é preciso se agarrar a algo, é preciso ter FÉ, é preciso acreditar que somente  Deus, pode fazer o impossível na nossa triste vida, mesmo que Deus muitas vezes sentimos que pareça demorar, ou pareça não nos tá ouvindo, é preciso ter fé, mesmo que a provação seja enorme, é preciso ter fé, mesmo que pareça impossível, é preciso ter fé, mesmo que sejamos os piores pecadores, rebeldes, ingratos, é preciso ter fé, pois a fé mesmo que pareça ser simples, mostra o quanto confiamos em Deus e acreditamos no impossível que Ele possa fazer.
Porque Deus nos contempla constantemente e nos vê, mesmo que não possamos entender o seus pensamentos, mesmo que não possamos entender o porquê das coisas acontecerem nas nossas vidas assim, mesmo que não possamos entender seus planos… É preciso ter fé.
É preciso ter fé para não olhar para trás e como um cão voltar ao seu próprio vômito, como muitos que nos seus momentos mais difíceis têm voltado atrás, cristãos fracos que vivem uma vida de derrota e permanece se lamuriando na derrota, no fracasso, no desanimo, na tristeza, na depressão pessoas que vivem as piores provas em suas vidas mas não sabe que Deus está ali para nos salvar, nos socorrer.

É preciso ter fé, como teve Noé, Abraão, Isaque, Moisés, Ana, Zacarias, a Virgem Maria dentre outros que estão mencionados na Bíblias, é preciso somente  acreditar convictamente que Deus volta seu olhar para você com sua misericórdia infinita, é preciso apenas crer, e entregar tudo, todas as rédeas da situação na mãos de Deus. Fortaleça a sua fé naquele que tudo pode, clame ao Senhor da vida, conte sua situação para ele, confie... tenha fé e tudo mais ele vos fará.
Missionários do Misericordioso Coração de Jesus