quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Quaresma

"Quaresma"

A Santa Semana são dias de benção, ditosos dias em que a Igreja se lança ao trabalho com toda a energia da sua inesgotável fecundidade. Ela exorcisa, reconcilia, perdoa, prega e impõe as mãos para numa palavra vivificar as almas, reconduzindo-as as fontes abundantes da vida.
Tempo de renascimento espiritual, renovação de vida , heróica ascensão ao calvário e ao sepulcro glorioso, a Quaresma, com as observâncias penosas que importa, é um manancial abundantissimo de graças que devemos amar com a doce expectativa duma reconstituição integral de nossa vida cristã.
O tempo de quaresma vai da quarta feira de cinzas até a Missa da Ceia do Senhor, exclusive. É tempo preparar a celebração da Páscoa. Tanto na liturgia quanto na catequese litúrgica, devemos esclarecer a dupla índole do tempo quaresmal que, principalmente pela lembrança ou preparação para o Batismo e pela penitencia, levando os fieis ouvirem com mais frequencia a palavra de Deus e entregarem-se a oração para assim preparar nosso coração para celebração do Misterio Pascal.
PROGRAMAÇÃO
As sextas feiras as 18:30 hs Via-sacra na Capela de Santa Luzia
Aos domingos Missa as 8 horas da manhã e as 18:30 hs da noite
Sendo recomendado aos fieis a observância do jejum abstinência de carnes as sextas feiras, em honra da morte e Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo
Semana Santa
Os Ritos especiais da Semana Santa começam com a Celebração do Domingo de Ramos,
A Missa de Ramos  será celebrada
O primeiro domingo da Paixão  nos fará recordar a Paixão do Senhor no Evangelho de São Marcos.
Na quarta feira da Semana Santa realizaremos a Missa da Penitencia com a “confissão publica” no horário das dezoito horas e trinta minutos, nesse dia preparamos nossa alma para a ceia do Senhor na quinta feira santa que começa com a Missa dos Santos Óleos as nove horas, as dezoitos horas a missa da Ceia do senhor e segue o lava pés e logo após a transladação do Santíssimo Sacramento e a Virgília.
Sexta-feira Santa Solene Ação Litúrgica às  18 horas contendo o Ato de Adoração da Santa Cruz e a Liturgia da Paixão e Comunhão.
Obs: Após os Atos Liturgicos será feita a veneração do Senhor Morto.
A vigília da Páscoa é o cume do ano litúrgico, sua celebração tem inicio as 20 horas com celebração da luz, liturgia da palavra, liturgia batismal e por fim a liturgia Eucaristica.
Domingo da Páscoa dia da ressurreição do Senhor, começa com a Missa a 8 horas e logo a seguir celebração do Santo Batismo iniciando o Tempo Pascal rememoramos a ressurreição do Senhor.

Dom Raimundo Augusto de Oliveira
Bispo Diocesano da Igreja Católica Apostólica Independente de Tradição Salomoniana

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Sobre a Doutrina Cristã

Amados irmãos, são passados 2012 anos da passagem de Nosso Senhor Jesus Cristo sobre a estreita faixa de terra que compreendia o território onde habitavam os judeus, descendentes de Abrãao, Povo de Israel e detentores da promessa, que pressurosamente sob o domínio Romano, aguardavam O Messias libertador.

Seguindo a tradição seus ensinamentos chegaram até nossos dias, mediante um grupo de escritos atribuídos a discípulos seus e que com ele conviveram e dele receberam a missão de levar “a todas as nações” sua palavra e seus ensinamentos. Considerando os fatores que envolveram a disseminação do Evangelho denominado inicialmente de o caminho, onde reproduzia-se oralmente sua mensagem, que se traduzia em amar a Deus e Amar ao próximo. Conta a historia que essa doutrina que originalmente buscava a transformação da vida dos que a acolhessem veio a transformar-se num seguimento religioso de oposição ao judaísmo de tradição, surgindo dahi as primitivas comunidades cristãs as quais por seu crescimento acabaram sendo absorvidas pelo Império Romano. Surgindo assim a Religião do império, tornara-se assim a pretensa Religião “Católica” visto que Roma era para a época o centro do mundo conhecido.

Após portanto a transformação em religião do Império, muito do que foi pregado e ensinado pelos discípulos do Cristo na pureza do que ouviram do Salvador, passou pelo crivo dos escribas imperiais que procuraram harmonizar os ensinamentos do Bom Pastor, com um misto de filosofia e Teologia Greco-romana, fugindo em muito do original modo de ser do Cristianismo aquele apregoado pelos doze primeiros anunciadores do Reino de Deus.

Ainda hoje muito se discute, sobre o conteúdo dos livros canônicos e a influencia que receberam dos escribas de Constantino, as descobertas mais recentes de textos que não foram destruídos estão a nos revelar outra maneira de ser dos primitivos seguidores do Nazareno.

Meus irmãos, ainda mais recentemente isentos atribuidos tanto a Maria Madalena, Judas e ainda, a própria Mãe de Jesus, colocam sob nova avaliação a doutrina expressa e ensinada em nossas congregações cristãs, considerando modelo acabado dos Evangelhos. Sabemos que o final dos três primeiros séculos, pouco se havia escrito sob o temário e que a forma de transmissão era oral usada para fugir as perseguições que só se atenuavram apartir de Constantino e seu governo.

Assim pois, quando damos por acabado o conceito de Doutrina alicerçando o nosso conhecimento apartir desta pseudo tradição ainda estamos longe da verdade. É nosso entendimento que o Reino de Deus conforme certos trechos que não foram retirados dos originais manuscritos se manifestaram em nossos corações sendo a moderna teologia um caminho de volta às origens onde nas descobertas futuras ainda encontraremos a verdadeira palavra revelada pelo Cristo de Deus e genuinamente anunciada pelos primeiros seguidores do Mestre da Galileia.

Que Deus nos abençoe.

Dom Augusto

Bispo da Igreja Católica Independente de Tradição Salomoniana

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Fé, um dom maravilhoso de Deus.

Por: Missionária Andrea Ferreira

A fé é um dom maravilhoso de Deus, mas quem precisa exercitar a sua fé para conseguir a salvação eterna   é o homem e nunca Deus.
Deus por amor cria o homem e lhe concede a capacidade de crer nele, e se Deus  quiser exercita-la, ele também pode faze-lo. Mas se ele não quiser usar tal capacidade, Deus o deixa livre. Pois está escrito no livro de Filipenses 1,29
"Porque a vós vos foi concedido, em relação a Cristo, não somente crer nele, como também padecer por Ele".
Podemos ver que  a fé não traz glória para o homem, mas sempre e somente para o nosso Deus, que nos deu tanto a capacidade como a liberdade de crer em Jesus. Mas será que todos crêem? Será que as pessoas querem crer? muitos filhos de Deus chegam até até a criticar e a fechar os olhos para não ouvirem e nem enxergarem o que preferem ignorar. Quantas pessoas não gostam de ouvir falar dos ensinamentos do Senhor, das coisas do Senhor...

Fazem uma resistencia ao Espírito Santo como aos que jogaram pedras em Estevão a quem este dizia: "Homens de duras cerviz, e incircuncisos de coração e ouvido; vós sempre resistis ao Espírito Santo; assim vós sois como vossos pais ", Atos 7, 51.
Em Hebreus se fala dos que, em certo sentido, provaram o dom do céu e se fizeram participantes do Espírito Santo a ponto de serem iluminados para conhecerem a verdade, mas resistiram aos apelos do Espírito Santo e não receberam o amor da verdade para serem salvos. E por isso Deus lhes enviou a operação do erro para que cressem na mentira, conf  II Tess. 2,10-12.
Deus tem operado tanto nos nossos tempos meus  irmãos  segundo a sua boa vontade.  Mesmo assim tomando Deus a iniciativa, capacitando, estimulando os Seus servos a agirem segundo a Sua divina vontade, Deus ainda prefere deixar os homens livres para efetuarem a Sua salvação com temor e tremor.
Deus não trata o homem, como uma maquina criada por ele, um robô, ou marionete. Deus não nos criou para sermos escravos mas para sermos filhos livres a servi-lo na fé que opera por amor.
Vamos analisar como está a nossa fé em Deus hoje? Se Deus nos ama com amor infinito e espera por nós, ele manda servos para nos orientar qual caminho a seguir para encontrá-lo, mas cabe a nós decidir se queremos ir ao encontro do Senhor. Eu lhe pergunto: Você quer ir ao encontro do Senhor? Quanto você tem dado do seu tempo para Deus? Como está a sua vida em relação ao amor que você tem por Deus? Pense nisso.... Deus está esperando pelo seu sim, da sua decisão de segui-lo e de proclamar ao mundo o amor de Deus por nós.