sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

QUARESMA


Tempo de Penitência e Arrependimento.
Meus Irmãos a Igreja nestes dias que antecedem a Celebração da Páscoa do Senhor, nos confere com este tempo a oportunidade conforme a palavra de " endireitar os caminhos" para que a passagem do Senhor se dê em nossa vida de forma a que sejamos libertos por sua ação salvífica.
A penitencia é o ato purgatório pelo qual minimizamos os efeitos do pecado em nossa vida espiritual. Agregado a contrição expurga de nós a gravidade da falta mediante a expiação do pecado.
A Igreja ao longo do ano litúrgico fará o ato penitencial obrigatório em cada celebração eucarística, favorece ao fiel com algumas oportunidades para que pela penitencia coloque seu coração para Deus mediante atos de expiação, jejuns, atos penitenciais vários, abstinência e outros tantos, como renuncias, sacrifícios, atos de castigo ao corpo para obter a purificação da culpa pelo arrependimento e a contrição, sem obstar a prática da confissão, ato de submissão que mostra a humildade consciente do pecador arrependido.
O tempo penitencial da quaresma se reveste para o cristão o carater especial por estar relacionado ao sacrifico de nosso senhor jesus Cristo no calvário, porque da crumpimento ao plano salvífico de Deus. O holocausto oferecido na cruz pelo filho de Deus, cumpre a ultima e decisiva etapa da vitória da vida sobre a morte, o Cristo Crucificado Ressuscita e já não morre " a morte já não tem nenhum poder sobre ele" vencendo a morte ele nos dá a vida e vida plenamente.
Para melhor usufruir do período Quaresmal é preciso abrir-se a renovação examinando sinceramente a consciência, aprofundando na avaliação dos atos primitivos pela completa confissão a Deus e a Igreja de todos os delitos praticados, renovado pela absolvição na vivência do Mistério Pascal, o homem encontra a Paz Espiritual, advinda desta inconteste vitória do filho de Deus feito homem por sua ressurreição.
Acorramos aos atos de Celebração Pascal, deixando nosso coração reconciliado, seguir ao encontro de Jesus vitorioso e libertemos imediatamente nossa alma do julgo da morte mediante nosso arrependimento.
Salve o Cristo Ressuscitado.

+ Dom Augusto

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

TEMPO DA QUARESMA

O Tempo da quaresma vai da 4ª Feira de Cinzas até a Missa da Ceia do Senhor, exclusive. É tempo para preparar a celebração da Páscoa. "tanto na liturgia quanto na catequese litúrgica esclareça-se melhor a dupla índole do tempo quaresmal que, principalmente pela lembrança ou preparação do Batismo e pela penitencia, fazendo os fiéis ouvirem com mais freqencia a palavra de Deus e entregarem-se a oração, os dispõe a celebração do Mistério Pascal" (SC 109).

Anotações

1. Durante este tempo, é proibido ornar o altar com flores; o toque de instrumentos musicais só é permitido para sustentar o canto. Excetuam-se o domingo Laetare (4º domingo da Quaresma), bem como as solenidades e festas.
2. A cor do tempo é roxa. no domingo Laetare, pode-se usar cor de rosa (IGMR n. 308f)
3. Em todas as Missas e Ofícios (onde se encontrar), omite-se o Aleluia,.
4. Nas solenidades e festas somente, como ainda em celebrações especiais, diz-se o Te Deum e o Glória.
5. As memórias obrigatórias que ocorrem neste tempo podem ser celebradas como memórias facultativas (cf. Anotações Gerais 2.4)Não são permitidas Missas Votivas.
6. Na Celebração do Matrimonio, seja dentro ou fora da Missa, deve-se sempre dar a bênção nupcial; mas admoestem-se os esposos que se abstenham-se demasiada pompa.

Quarta-feira de Cinzas:

1. No dia de jejum abstinência
2. Na Missa, depois do evangelho e da homilia, se benzem e impõem as cinzas feitas de ramos de oliveira ou outras árvores, bentos no Domingo de Ramos do ano anterior; o ato penitencial se omite.
3. A bênção e imposição das cinzas também podem ser feitas sem Missa; neste caso, oportunamente, precede uma Liturgia da Palavra, aproveitando o canto de Entrada, a Coleta es leituras da Missa com seus cantos; depois da homilia, são bentas as cinzas e impostas, e o rito termina com a oração dos fiéis.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

O DIZIMO



O Dízimo foi instituído por Deus a Seus amados quando disse:
“Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e provai-me nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós bênção sem medida.” Ml 3.10, 11 e 12
Era uma prática comum antes da Lei, durante a Lei e mandamento aos que vivem após a Lei.
O Novo Testamento deixa claro que o Senhor Jesus reconhecia o dízimo como um mandamento válido aos Israelitas, inclusive, era judeu e nascido sob a Lei.
O objetivo principal do dizimo amados irmãos é para que “haja sustento na casa de Deus”. Deve-se entregá-lo no local definido por Deus, geralmente, a Igreja na qual participamos e ou Ministérios envolvidos com a Obra do Pai. O uso do dinheiro advindos do dízimo deverá ser usado exclusivamente para a manutenção das despesas ministeriais, e nos canais usados para a pregação do Santo Evangelho.
Usa-se como Exemplo a décima parte dos nossos rendimentos, no entanto não é uma obrigação necessariamente dar dez por cento mas dar o quanto podemos e de coração
O dízimo é uma bênção àqueles que nasceram de novo e são movidos pelo Espírito de Deus em todas as situações.
É nosso dever como servos do Senhor irmãos devolvermos a Ele os dízimos, observando os preceitos bíblicos. É dar com prazer, com alegria.
Quando somos fiéis ao dizimo, a Casa do Senhor é agraciada com recursos, a casa do Senhor precisa ser mantida e somos nós fiéis que somos responsáveis por isso amados, o dinheiro do dizimo serão usados na pregação do Evangelho, nas missões, nos ministérios, nas despesas gerais da Igreja, e também ajudando os irmãos necessitados.
Deus é fiel, honra a Suas promessas; nossa obrigação e sermos fieis a ele, honrarmos ao Eterno Deus em todas as áreas da vida, e dizimar é uma destas obrigações, quando O honramos com os dízimos e ofertas nos tornamos mais próximos do Pai e somos habilitados a recebermos as bênçãos divinas.
Sejamos fieis ao Senhor nos Dízimos e Ofertas e veremos a sua glória.
PROCURE A SECRETARIA DA NOSSA PARÓQUIA E CADASTRE-SE, DEUS RECOMPENSARÁ VOCÊ.